quinta-feira, 9 de julho de 2015

Croissant's Viennoiserie

Essas delícias mundialmente conhecidas como croissants, não são originadas da França como muitos pensam. Sua origem para muitos pesquisadores é Austríaca, e segundo a  tradição os padeiros que trabalhavam à noite, ouviram o barulho que o inimigo fazia ao cavar um túvel, avisando as tropas aliadas impedindo o avanço dos mesmos. Seu formato em lua crescente faz uma alusão à bandeira do império Turco que avançava, mas que foi derrotado, episódio esse conhecido como Batalha de Viena. Seja, qual for a origem desses pãezinhos, o importante é que são deliciosos e combinam tanto com doce quando salgado. Fazer essa receita denota um pouco de cuidado, carinho e paciência! É o mesmo procedimento de fazer masa folhada, com diferença de que a massa vão uns ingredientes à mais incluindo o fermento.

Croissant's Viennoiserie

Bom essa receita nada mais é do que uma massinha de pão folhada. A massa cresce tanto pelo fermento, quando pela expansão mecânica da manteiga ENTRE as camas de massa. Ou seja, a manteiga é aquecida e separa as camadas de massa, isso deixa ela crocante.

Vamos precisar de:

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 90ml ou 1/3 de xícara de creme de leite UHT
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de fermento biológico em pó (aqueles saquinhos da Fleischmann ®)
  • 1 xícara de leite morno
  • 200g de manteiga sem sal (pode usar gordura vegetal, margarina também mas muda um pouco, pois esses dois tendem a derreter mais rápido, e não queremos que isso aconteça)
  • Ovo e creme de leite para pincelar


Modo de preparo

  1. Em uma vasilha, misture 1 xícara de farinha de trigo, com o leite morno e o fermento e deixe descansar por 30 minutos. Note que ela dobrará de volume. 
  2. Posteriormente, adicione o restante da farinha, o creme de leite e o sal e misture novamente, tornando a massa homogênea. Depois disso deixe descansar mais 20minutos e sove nas mãos (20 minutos )ou na batedeira (15 minutos). 
  3. Sovar a massa é muito importante, pois você desenvolve o glúten, e deixa a massa mais elástica, rompendo menos ao manusea-la. Embrulhe a massa em papel filme e leve a geladeira. O frio da geladeira relaxa esse glúten melhorando a maleabilidade da massa.

Com a massa pronta é hora de fazer o bloco de manteiga, coloque a manteiga entre duas folhas de papel filme e faça um bloco homogêneo de 20x20cm.

DICA I : Essa parte é muito importante, se você não bater muito bem o rolo de massa contra a manteiga para que ela se una, ela irá ficar cheia de ''bolinhas'' e na hora que você vai folhar a massa ela rasga por completo! Então certifique-se que o bloco esteja: GELADO, UNIFORME, LISO. Aperte o bloco com as pontas dos dedos como aquele plástico bolha. Depois de fazer o bloco de manteiga leve-o a geladeira por 1h.

Ao passar uma hora, vamos começar a folhar a massa!

Como proceder!

Passo 1: Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa com um tamanho de 25x40cm aproximadamente, o suficiente para COBRIR o bloco de manteiga. Coloque o bloque e vede completamente todas as aberturas retirando todo ar. Agora você tem um bloco de manteiga envolvido pela massa.

                                       
Passo 2: Com um rolo, bata suavemente sobre esse bloco abrindo a massa aos poucos, ( é batendo mesmo ), quando a massa atingir uns 25cm de comprimento, comece abrindo a massa de maneira delicada até atingir 40cm em média. Nesse momento, dobre o retângulo em três, primeiro a parte inferior sobre o centro e depois a parte superior como na foto abaixo:





Após isso, embrulhe novamente a massa e leve a geladeira por mais 30 minutos. Depois, repira esse processe de abrir e dobrar mais 3 vezes.

DICA II : Evite fazer em dias muito quentes, se tiver refrigeração no local melhor. Porque se a manteiga começar a derreter você perde seu trabalho, porque a manteiga não pode incorporar na massa, e sim ficar entre as camadas. Se notar que a massa começa a rasgar, pare de fazer e volte a geladeira por mais 1 hora.




                         

Após realizar todo o processo. Deixe descansar mais 1h na geladeira e abra a massa. Faça triangulos, se quiser rechear fique à vontade. Deixe descansar até dobrar de volume, pinele com uma mistura de ovo e uma colher de sopra de creme de leite e leve ao forno pré aquecido à 210º até que doure por cima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário